Quais são as funções da cera?

Quais são as funções da cera?

Quais as principais funções da cera?

As ceras podem ser de origem vegetal ou animal. A função das ceras que recobrem os vegetais, como as folhas, é de diminuir a velocidade de evaporação da água. As ceras de origem animal têm várias funções, por exemplo, as ceras que impermeabilizam as penas das aves aquáticas permitem que elas nadem.

Qual é a função dos cerídeos?

os cerídeos, por sua vez, têm função protetora e impermeabilizante. É o caso do cerume ou cerúmen, popularmente conhecido como cera de ouvido, produzido pelas glândulas sebáceas para proteção do canal auditivo.

O que são ceras exemplos?

Exemplos conhecidos de ceras incluem a cera de carnaúba e a cera de abelha. As ceras, lipídios simples, são misturas de lipídios não polares, ou seja, totalmente insolúveis em água, enquanto os ésteres são compostos de ácidos graxos de cadeia longa e álcoois de cadeias longas.

O que é ceras bioquímica?

As ceras são lípidos que por hidrólise libertam 1 mol de ácido gordo de cadeia longa e 1 mol de álcool alifático de cadeia longa por mole de cera. Tal como os acilgliceróis, os ácidos gordos e os álcoois são ligados por ligações éster.

Quem faz a cera?

Qual a diferença entre as ceras?

Quais os tipos de cera?

O que produz a cera?